Estou de passagem neste mundo,

Mas deixo aqui o registro de minhas palavras.

Eu sou o peregrino do tempo.


terça-feira, 25 de março de 2008



estou de volta a são paulo.

nesta ou na próxima semana partirei para a ilha de santa catarina em busca de um segredo à agregar antes da publicação de DIÁRIO DA SIBILA RUBRA - O Retorno das Bruxas.

Terminei de escrever as sibilas o ano passado, mas quando se termina um livro se está apenas começando, porque o acabamento é o que pega.

Outro fator que até ontem incomodava: apesar de ser uma história fantástica, incluo elementos históricos e localidades e épocas bastante reais e, ainda que minha pesquisa tenha sido boa, tanto em livros quanto por Internet, faltava-me à pesquisa de campo.

Portanto estou de partida para a ilha de Santa Catarina, conhecida popularmente e folclóricamente como Ilha das Bruxas. Ou, como a garotada diz: vou à Floripa.

Já estive em SC, mas fui há 13 anos. apesar de conhecer e respirar aqueles ares, não fui com o intento da pesquisa (válvula de minhas obras). Fui em Balneário Camburiú, Itajaí e Canto Grande, (tudo na parte continente), mas a capital mesmo, Florianópolis, onde se passa à história das sibilas, não fui e irei esse fim de semana ou no outro.

Há um segredo naquela ilha que será a cereja do meu bolo; um segredo que só saberei o que é quando estiver lá; um elã, um insight, um "Q" que fará deste livro tão especial quanto o Clube. No Clube vivi cada uma de suas passagens in loco.

Ademais, tenho um roteiro imaginado e certo para ir e que não posso revelar aqui. É pessoal e remete a coisas que minha avó catarinense me revelou em suas narrativas que já na infância me fascinaram tanto. Coisas que ouvi dessa mesma avó com a qual passei esses últimos três meses em santos.

Quero, entre outras coisas, subir a montanha, tocar o por-do-sol e respirar o anoitecer, de tal modo que passe para o papel a verdade do meu irreal e, acima de tudo, exalte as belezas naturais e culturais da antiga ilha de Desterro. Terra de Cruz e Souza e Franklin Cascaes.

Bom é isso. Agora vou pesquisar preços de passagens, horários e dias mais propícios... vou consultar até a meteorologia, rs.

2 comentários:

Anônimo disse...

Ola!
Li sua entrevista e gostei muito, e espero que goste da sua viajem a Floripa.
Quando voltar diga como foi a viajem...rs
Abraços e Beijos.

Kizzy Ysatis disse...

babi

já estou fazendo as malas; quarta ou quinta estarei na mitológica ilha de santa catarina de alexandria.

com certeza dividirei as emoções com todos.

beijos