Estou de passagem neste mundo,

Mas deixo aqui o registro de minhas palavras.

Eu sou o peregrino do tempo.


quarta-feira, 21 de novembro de 2012

7 coisas que aprendi como escritor



por Kizzy Ysatis
1. Durma bastante; o sono recompõe a memória e a imaginação. É daí que veem a substância dos sonhos.
2. Imagine primeiramente a história inteirinha na cabeça, anote só ideias aqui e ali, mas crie a história completa no livro da imaginação. Passe para a escrita física somente depois de trabalhá-la bastante na cabeça. É assim que os gênios fazem. É assim que sempre fiz.
3. Não se deixe enganar. Quer estudar escrita? Então faça oficina com quem tenha, no mínimo, quatro romances publicados e dois prêmios no currículo. Tem gente sem prática ou reconhecimento querendo dar curso por aí. Inscreva-se na minha Cozinha Literária. Se você for bom o bastante, terá seu romance publicado no final da oficina.
4. Viaje. Não precisa ser pro estrangeiro. Uma semana no interior e outra no litoral já te mostrarão algum contraste atmosférico, e nos hábitos do seu objeto de estudo. O ser humano é seu objeto de estudo.
5. Tenha a mente aberta; aprenda a experimentar. O achismo barato ou o estudo acadêmico não deixam a obra com aquele brilho das coisas que respiram  Falta o raio vivificante do Frankenstein. Vá além dos cinco sentidos. Viva a experiência! A que você puder, claro.
6. O escritor narra, não julga. Seja imparcial. Ponha as opiniões na boca dos personagens, as suas e as contrárias. Observe, mas não se intrometa. Não seja preconceituoso, também não seja panfletário e guarde sua religião pra você, ou acabará criando um vampiro-fada casto e moralista que as pessoas inteligentes odiarão.
7. Apure a sensibilidade para aprender a ser sutil quando seu texto pedir. Insinue! Não explique demais, o leitor não é burro.


Fui convidado pelo amigo escritor Bruno Cobbi.

O projeto é uma iniciativa conjunta* entre os blogs Escriba Encapuzado e Vida de Escritor, T.K. Pereira e Alexandre Lobão, que convidam escritores para compartilharem suas experiências com os colegas de profissão, destacando sete coisas que aprenderam até hoje.

Não interessa se você é iniciante ou veterano, se escreve poesias, contos, romances ou biografias, envie sua contribuição para esta série de artigos!"

* Projeto inspirado pela coluna “7 Things I’ve Learned So Far”, da revista Writer’s Digest.
.

6 comentários:

Bianca Sousa disse...

Anotado, professor!

Não que valha de muita coisa, mas eu assino embaixo quando ele fala de seus ensinamentos literários!

Aprendi muito com ele!
Kizzy, obrigada! ;)

Kizzy disse...

Eu que agradeço, querida Bianca. Beijos Biônicos na Bianca!!!

Kyanja Lee disse...

Adorei seus ensinamentos, Kizzy! Estou acompanhando essas dicas de todos os convidados do Bruno e amando!

Kizzy Ysatis disse...

Kyanja

Feliz de mim que fui útil a uma pessoa tão positiva quanto você. Bjo.

Akira disse...

bato forte nessa sete. AS vezes, fica difícil saber como o leitor vai reagir em determinada parte de seu texto. E não são poucas as vezes q ele reage diferente do que vc esperava!

Yosef disse...

Adorei! Pfto, diferente de todas as dicas que já recebi. Seguirei todas essas regras a risca.